Escolha uma Página

Bate-papo com Daniele Balbi sobre produtos para pele oleosa

É comum surgirem dúvidas sobre os cuidados com a pele oleosa, quais produtos são os mais indicados e como deve ser o passo a passo em um tratamento diário. Por isso, nós separamos as perguntas mais frequentes e fizemos um bate-papo com a Dra. Daniele Balbi, dermatologista com mais de 20 anos de experiência e diretora de produtos da Noviole.

Quais são as principais características de uma pele oleosa?

Dra. Daniele Balbi: A principal característica desse tipo de pele é a produção exagerada de sebo, o que mantém um brilho excessivo no rosto durante o dia. Há também uma maior abertura dos poros na tentativa de dar vazão a essa produção.

O que pode desencadear essa oleosidade em excesso?

Dra. Daniele Balbi: Na maioria das vezes isso é uma característica genética funcional das glândulas sebáceas. Elas têm uma maior sensibilidade aos hormônios sexuais e, com uma resposta exagerada a eles, produzem sebo em excesso.

A pele oleosa está associada ao surgimento de acne? Por quais motivos?

Dra. Daniele Balbi: Sim, o excesso de oleosidade deixa a pele mais predisposta a ter acne porque o sebo em grande quantidade torna-se um meio de crescimento de uma bactéria envolvida na acne (Cutibacterium acnes).

Essa bactéria é responsável por criar um estado inflamatório crônico na pele, responsável pelo surgimento das lesões. Isso pode se associar a uma maior obstrução dos poros, que também facilita o crescimento bacteriano.

Pele oleosa precisa de hidratação? Lavar sempre que perceber que a pele está oleosa ajuda?

Dra. Daniele Balbi: Esse talvez seja o maior problema da pele oleosa e da acne. A barreira cutânea é fundamental para manter o equilíbrio da pele e sua integridade funcional.

Ela é composta por um conjunto de sistemas interligados que, em harmonia e simbiose, protegem a pele contra a proliferação excessiva de algumas bactérias. Além disso, impedem a penetração de substâncias irritantes e/ou alergênicas, bem como evitam a evaporação da água da pele.

Mais sobre a barreira cutânea

Outra função importante da barreira cutânea é bloquear a formação dos radicais livres que predispõem a lesões inflamatórias e aos danos celulares. De forma resumida, essa barreira é composta por 4 sistemas:

  • Células superficiais da pele, que formam a camada córnea
  • pH ácido da pele, entre 4,5 e 5,5, que dificulta o crescimento de bactérias patogênicas
  • Manto de gordura produzido pela própria pele para lubrificar e evitar a perda de água por evaporação, preservando a hidratação
  • Microbioma, flora bacteriana normal da pele, que dificulta o crescimento de bactérias patogênicas.

A limpeza excessiva ou agressiva da pele na tentativa de remover a oleosidade pode alterar essa barreira cutânea protetora e favorecer o desequilíbrio desse microbioma, predispondo a pele à acne, sensibilização e até a dermatites por irritação.

Qual a rotina de cuidados ideal para esse tipo de pele?

Dra. Daniele Balbi: Ela deve incluir 2 passos importantes: a limpeza e a hidratação.

O uso de sabonetes suaves e a complementação da limpeza com loções tônico-adstringentes deve ser regular e feita somente 2 vezes ao dia.

A hidratação também deve ser diária, após cada limpeza, com uma atenção especial ao tipo de hidratante, em sérum ou gel.

A obstrução dos poros favorece o acúmulo de células mortas e do sebo nos folículos, predispondo ao surgimento de cravos e espinhas. Dessa forma, uma esfoliação suave até 2 vezes na semana ajuda a minimizar essa obstrução.

Leia também: Pele oleosa demais, e agora?

Quais os produtos mais indicados ou contraindicados para quem tem pele oleosa?

Dra. Daniele Balbi: Os produtos mais indicados para a limpeza são os sabonetes e loções adstringentes que vão remover o excesso da oleosidade e as células mortas. Eles mantêm os poros mais fechados e menos obstruídos, sem ressecar ou irritar a pele.

Além disso, os hidratantes devem ter composições com ingredientes sinérgicos para a hidratação, controle de oleosidade e diminuição do brilho, bem como a diminuição de radicais livres, efeito calmante/anti-inflamatório e preservação da barreira cutânea.

Devem ser não comedogênicos, não irritantes, sem alérgenos e com o pH compatível com o da pele para preservar a barreira cutânea. São contraindicados produtos com veículos oleosos como os cremes, por favorecem a formação dos comedões e cravos.

Quais ativos naturais atuam de forma satisfatória para a pele oleosa?

Dra. Daniele Balbi: Existem muitos ativos naturais vegetais e minerais com um excelente desempenho nos cuidados com a pele oleosa. Normalmente são ricos em taninos e polifenóis, com atividade antibacteriana, antisséptica, adstringente, antioxidante, calmante e anti-inflamatória.

Dentre esses, temos os ativos clássicos: extratos de melaleuca (tea tree), hamamélis e café verde. O extrato de juá, proveniente de uma planta característica do nordeste brasileiro, é rico em saponinas, com excelente ação espumante e adstringente natural. Ele promove uma limpeza suave, sem agredir a barreira cutânea.

Ainda temos ativos que atuam em pontos diferentes, complementando o efeito de controle da oleosidade. Destacamos a argila verde e a tapioca, que agem promovendo a absorção do óleo e a redução dos poros abertos. Elas ainda diminuem o brilho e deixam a pele com um toque suave e macio.

O óleo de jojoba é outro ativo botânico bem conhecido por seus benefícios para a pele oleosa por ser rico em vitaminas, sais minerais e ceramidas. Isso ajuda a equilibrar a oleosidade enquanto traz hidratação e preserva a barreira cutânea.

Leia também: Cuidados com a pele acneica: argila verde para que serve?

Noviole está trazendo 3 produtos importantes para o skincare da pele oleosa. Quais são os benefícios desses produtos?

Dra. Daniele Balbi: Conheça nossos produtos para ajudar no cuidado da pele oleosa e na prevenção da acne.

Sabonete líquido facial

Ele promove a limpeza da pele equilibrando a oleosidade e preservando a barreira cutânea. O produto traz na sua composição os extratos de juá, café verde, hamamélis e melaleuca, com uma ação sinérgica muito adequada à pele oleosa, pelos seus efeitos adstringentes, antioxidantes, anti-inflamatórios e antissépticos.

O sabonete também tem zinco, um ativo sintético altamente seguro. Ele está dentro do conceito de clean beauty e de alta performance no controle da oleosidade por seu potente efeito de diminuição da secreção sebácea.

É a tecnologia se somando à natureza para agregar resultado e segurança ao skincare.

Loção tônico adstringente

A loção foi desenvolvida para ajustar a limpeza diária da pele oleosa, preservando o pH da pele. Ela promove a remoção dos resíduos sem ressecar, deixando um toque limpo e suave.

Na sua composição, além dos clássicos extratos de melaleuca, hamamélis e café verde, temos os efeitos seborreguladores do zinco e a ação absorvedora da tapioca. Eles trazem um controle mais duradouro da oleosidade e um efeito matificante, deixando um toque bem suave e refrescante na pele.

Deve ser usada diariamente após a limpeza com o sabonete líquido facial.

Máscara facial de argila verde com efeito purificante e detox

Além dos efeitos conhecidos da argila verde, que absorve e remove o excesso de oleosidade, tem ação adstringente e bactericida. A máscara traz o óleo de jojoba, rico em vitaminas e ceramidas, importantes ativos para a hidratação da pele oleosa, que preservam a integridade da barreira cutânea, deixando um toque sedoso na pele.

Tem ainda a ação sinérgica do óleo essencial de palmarosa, que melhora a elasticidade e auxilia no clareamento de manchas.

A máscara facial de argila verde ajuda a manter os resultados do skincare, devendo ser usada até 2 vezes na semana.

Com essas dicas da Dra. Daniele Balbi, agora é só aproveitar para escolher os nossos produtos e ter um cuidado diário para deixar a sua pele mais saudável, linda e macia.

Matérias relacionadas

Produtos para pele oleosa na sua necessaire

Produtos para pele oleosa na sua necessaire

A pele oleosa tem um aspecto mais brilhante e tem como principal característica a produção excessiva de sebo, se tornando mais espessa. Além de poros dilatados, cravos e espinhas. Mas, com uma rotina de cuidados e produtos para pele oleosa, é...

ler mais
Produtos para pele seca que você precisa ter

Produtos para pele seca que você precisa ter

Quem tem a pele seca sabe a importância de manter um cuidado frequente, principalmente com a hidratação. É preciso estar atenta às substâncias, texturas e ao modo de aplicação dos produtos para pele seca, porque ela tem características muito...

ler mais
Cuidados com a pele oleosa para colocar na sua rotina

Cuidados com a pele oleosa para colocar na sua rotina

Todos os tipos de pele precisam de atenção para prevenir o envelhecimento, mantê-la bonita e saudável, entre muitos outros fatores. Os cuidados com a pele oleosa, por exemplo, são essenciais para evitar que o excesso de oleosidade traga problemas à...

ler mais
Share This